Tarefas agendadas OpenERP

Tarefas agendadas OpenERP

O OpenERP nos permite criar tarefas para executar periodicamente como: enviar emails, processar arquivos, buscar modificações.

Se você estiver desenvolvendo um módulo e precisar dessa funcionalidade, você vai precisar duas coisas

Primeira: Dentro do xml de seu módulo criar um record do modelo ir.cron, abaixo disponibilizei um exemplo. Você deve especificar o model, e a função que vai ser executada.
Com interval_number e interval_type você configura a frequência de execução da sua tarefa. O type pode ser: (minutes, hours, days, weeks, months, years)
Pode utilizar também o parâmetro args para passar parâmetros  ou seja pode criar vários registros que chamam o mesmo método mas passar parâmetros diferentes. Ex: <field name=”args” eval=”‘(1,False,)'” />

O Segundo é definir dentro do seu objeto o evento com o mesmo nome que você definiu no xml. A assinatura dele deve ter no minimo 3 parâmetros (self, cr, uid), caso você passe no args do xml algum parâmetro  lembre-se de acrescentar o parâmetro ao método, pois como é um método que roda no servidor, você não terá indicação de que ocorreu erro, apenas olhando no log.
cr – cursor usado para conectar ao banco de dados
uid – Id do usuário atual – configurado no xml.

É isso, no lugar do pass você coloca seu código do que precisa ser feito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *