Instalando módulos e localização brasileira

Instalando módulos e localização brasileira

No OpenERP 7 existe agora o conceito de aplicativos, esses aplicativos são os antigos módulos porém eles são mantidos e instalados a partir do site do ‘OpenERP SA’. Para instala-los você será redirecionado para a página online do Openerp para efetuar login, o cadastro é gratuito e você não paga nada para baixar os módulos.

E existe ainda a forma manual de instalar os módulos, que é efetuando o download do módulo, colocando o na pasta addons, e Atualizar a lista de módulos no menu Configurações. É desta forma que vamos instalar a localização brasileira, já que está ainda não está disponível para baixar através dos aplicativos.

Como os módulos já foram baixados na pasta aqui, vamos apenas precisar Atualizar a lista caso esteja algum faltando. Bom vamos lá, para que seja possível instalar é necessário uma configuração antes.
Acesse: Configurações -> Usuarios -> Selecione o usuário Admin, clique em editar.
Na aba permissões de acesso marque a opção “procedimentos técnicos” e clique em salvar.

Recarregue a página para que mais opções no menu apareçam.
Após isso você pode Atualizar a lista de módulos, e para instalar novos módulos você deve ir no menu Módulos instalados, na canto direito superior na caixa de busca desmarque a opção instalados e pronto, aparecerá todos os módulos para você.
Agora é só clicar no módulo desejado e depois em instalar.

A lista completa de módulos da localização brasileira, no Openerp você pode ver uma descrição de cada módulo, ou abrindo através do eclipse o arquivo __openerp__.py de cada módulo.

0 thoughts on “Instalando módulos e localização brasileira

  1. Olá Emerson,
    A versão 7.0 ainda não está estável, ou seja provável que você terá alguns erros ao executar. A emissão de NFe já existe, porém está em testes ainda. Quanto ao Sped está começando a ser desenvolvido agora, então não tem previsão ainda para ficar pronto.

  2. Danimar, vou te incomodar mais um pouco.
    Instalei a versão 7 pelo repositório do Debian/Ubuntu e até agora nos teste tudo funcionando.
    Porém está faltando algumas coisas da localização brasileira, poderia me passar como faço para instalar??
    Mais uma pergunta. Procurei uma manual de implantação do OpenERP e não achei, teria como me passar os passos para implantar, por exemplo:

    1. Cadastro usuarios
    2. Contabilidade
    3. Armazens
    4. Produtos
    5…..

    etc..

    Mas desde já agradeço a resposta e a ajuda. E sim vou utilizar o OpenErp para gerir a minha empresa.

  3. Bom dia Danimar!
    consegui fazer toda a instalação do OpenERP, tanto na versão 6.1, quanto na versão 7.0.
    Li no grupo que na versão 7.0 falta algumas coisas da localização brasileira e gostaria da sua opnião nesse assunto.

    Implanto na empresa a versão 7.0 ou a versão 6.1? A emissão da NFE pra mim pode ficar pra um segundo plano, até porque não emitimos muitas notas e posso manter o sistema que uso hoje ou usar o da Sefaz.

    Não sou programador, mas trabalhei a muito tempo com implantação de sistema pela RM (hoje totvs) e se precisar de alguém para testar alguma funcionalidade, pode contar comigo.

    Obrigado.

  4. Olá Emerson,

    a versão 6.1 não emite NFe, apenas exporta os dados, porém ela está mais estável. Sugiro usar ela. A 7.0 acredito que vai mais alguns meses ainda para ficar legal. Se você tiver tempo para testar e reportar problemas na 7.0 seria legal 🙂

    Se quiser reportar algum problema pode entrar em contato comigo, ou então no projeto da localização no launchpad.

  5. Olá Danimar,

    Primeiramente, quero te parabenizar pelo excelente blog. Acompanho o openerp há algum tempo, mas sempre achei que tinha pouca informação disponível…parece que isso está mudando.

    Bom…Gostaria de fazer uma pergunta: Gostaria de utilizar o Openerp V7 para uma empresa de serviços, que contaria com um sistema de pedidos diário e uma nota mensal. Essa nota seria impressa em uma impressora. Neste momento não seria necessário NFe, mas seria interessante a possibilidade de geração de boletos.

    É possível fazer isso nesta nova versão do openerp? É necessária a localização brasileira?
    É simplificado esse processo (do lançamento dos pedidos até o pagamento no final do mês)?

    Abraços,
    Marcelo

  6. Olá Marcelo, obrigado por acessar o blog.
    Receio que não vou poder lhe ajudar muito. Atualmente a v7 ainda ta sendo finalizada, mas o processo de lançar pedidos, e controlar contas e clientes é muito fácil de usar.
    Quanto aos boletos eu não sei se existe algo pronto já, vou pesquisar a respeito e prometo postar aqui.
    A localização brasileira da suporte a algumas informações especificas para e emissão de notas, suporte a cep, estados do brasil, etc. Como você não vai emitir nota agora, talvez não seja tão necessário instalar a localização. Aconselho a testar antes por um tempo o openerp antes de usar em produção.
    Abraços.

  7. Danimar,

    Também gostaria de agradecer o seu empenho no blog, que por sinal está melhor muitas outras fontes por aí.
    Vendo este vídeo de emissão de DANFE,NFe, gostaria de sua opnião. Qual a melhor versão capaz de realizar este processo? OpenErp + UniDanfe/UniNFe ?

    Na versão 7 apenas conseguir o planos de contas brasileiro, não consegui fazer funcionar os addons de CEP, nota fiscal, cfop, etc.

    Abs;

  8. Danimar,

    Depois que eu abaixar a localização brasileira, em qual pasta do openerp eu devo salvar.
    Estou começando a usar o sistema e para me familiarizar estou fazendo os primeiros testes em windows que tenho bem menos dificuldades. Devo salvar os arquivos an pasta addons ou na pasta módulos. Depois de salvar preciso fazer algo para que eles apareçam no painel de instalação do sistema?

    Grato
    Mauricio
    Parabéns pelo site

  9. Olá Fábio, o openerp 7 ele se integra perfeitamente com o sistema de envio da receita mesmo. Você pode exportar para txt e importar depois no programa.
    Quanto ao problema de instalar a localização brasileira, recomendo ler os primeiros posts, eu fiz em sequencia os passos exatos para instalar, é só seguir que não tem erro.

  10. Boas Pessoal
    Instalei o modulo Moodle e tenho duvidas porque nunca mexi no openERP. depois da istalação do modulo preciso de configurar o Token, o que devo fazer?
    Depois disso como configuro o moodle para o OpenERP?

    Preciso de urgencia urgente

  11. Tenho uma empresa de manutenção de aeronaves para cuidar, porem nao existe nenhum software para gerencia-la. No brasil e no mundo não existem software propriamente para nossa finalidade e nosso setor é um dos que mais crescem e vao crescer nessa decada por causa da alta quantidade de carros nas ruas. queria saber se não tem ninguem interessado em fazer modulos que servem necessariamente ao nosso setor de aviação e manutneção de aeronaves? Eu forneço documentos e tudo que precisarem, e testando em minha empresa. Grato edilsonet@gmail.com

  12. Boa Tarde Danimar. Por acaso você conseguiu usar ssl junto com seu odoo?
    Ja tenho um ambiente de teste configurado com certificado e tudo mas quando clico no botao de login do odoo ele redireciona para http e nao continua com o https.

    Será que já passou por isoo?

  13. Danimar, como vai?
    Estou iniciando a analise do oDoo V8, já consegui instala-lo mas o tutorial que segui não mostra como montar a estrutura dos fontes no Eclipse. Voce teria algum material que possa me ajudar nisso? Muito obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *