Odoo Brasil com NF-e automática

Odoo Brasil com NF-e automática

Há algumas semanas atrás eu comecei a ajudar na localização mais regularmente, e uma das contribuições foi testar o módulo NFe. A empresa KMEE desenvolveu o rateio do frete nos itens da nfe e implementou as mudanças para a nfe 3.10.
Eu já tinha ajudado a desenvolver a versão 2.00 da NFe, porém desta vez eu fiquei apenas na parte de testes.

Segue os links dos módulos, como ainda está em testes e melhorias o branch correto é o develop.

Código fonte do módulo de emissão de NF-e  – branch develop
https://github.com/odoo-brazil/odoo-brazil-eletronic-documents

Código fonte da localização – branch develop
https://github.com/odoo-brazil/l10n-brazil

A implementação da NF-e tem várias funcionalidades, ela permite o envio, cancelamento de nf-e, envio de carta de correção automaticamente, inutilização de números, consulta do cadastro do cliente.
Se você instalar o módulo nfe_attach, ele salva como anexo a danfe e o xml na fatura do odoo.
Outra opção possível é exportar as NF-es de um  período especifico.

Segue abaixo print das funcionalidades.

Opção de envio direto no fluxo da fatura:

Após o envio, já se tem opções de cancelamento e envio de carta de correção. Pode-se notar também que a fatura possui dois anexos, um é o xml da nfe e outro o danfe.
Através do menu também é possível acessar as outras funcionalidades.

E dentro da fatura tem as informações completas sobre o envio da nfe.

Assim que o módulo da nfe estabilizar completamente, irei criar um vídeo explicando todas as funcionalidades da nfe, e como instalar corretamente o módulo.

24 thoughts on “Odoo Brasil com NF-e automática

  1. Olá Danimar,

    Achei muito massa que vocês fizeram essa contribuição de adicionar o suporte a NFes no oddo.

    Gostaria de saber como eu posso instalar esses módulos. Seria iniciar o servidor com o argumento -i nfe_* ?

    obrigado pela ajuda.

    A versão que eu estou usando é a df4bd736f10d8c8ca646fbef58927bf7446146f0 do branch 8.0

  2. Oi Danimar,

    Sou um pequeno empresario (4 funcionários) que tenta instalar um ERP em minha empresa. Tenho muitas duvidas e acho que você poderia me dar uma luz em algumas delas…

    Eu estive lendo muito sobre o openerp/odoo depois de fazer cotações com empresas de outros sistemas que me pediam desde 25.000 para instalação mais 500 por mês para manutenção.. coisa que eu não tenho como nem em sonho.. outras empresas online vendem um erp por 100~150 por mês… mas estive vendo muitas reclamações no reclameaqui…como instabilidade e problemas de acesso, com que fiquei com medo…

    Minhas duvidas e medos (que seguramente são de outros) são como exemplo o futuro do openerp/odoo: como você pode imaginar eu não quero instalar um sistema em minha empresa para ter controle total de todos os processos dela que dentro de 5 -10 anos esteja desatualizado ou inutilizável, me corrija se eu estiver errado, mas o odoo v8 está instáveis e incompleto na localização brasileira, o 7 e o 6 parecem melhor, mas por quanto tempo ele será mantido no Brasil? Com todas essas mudanças de leis que temos hoje…

    Se eu fosse instalar um ERP na minha empresa que versão você recomendaria instalar?

    Eu conseguira manter essa versão sem atualizações por anos? (sou da filosofia que em time que está vencendo melhor não por a mão, até que seja necessário por alguma mudança como o NFC-E hoje em dia…)

    Em caso de mudanças nas normas e leis do Brasil seria fácil dentro de 5-7 anos encontrar alguém para atualizar ela?

    Você sabe quantas empresas (comercio varejista) estão usando hoje o OpenERP, que versão e como de estável está esta versão para uso no dia a dia de uma empresa?

    Sei que são muitas perguntas e talvez vc não tenha todas as respostas, mas fica aqui as perguntas para os próximos que as lerem para ver se encontro todas as respostas que necesito para implantar o OpenERP/Odoo em minha empresa…

    P.S.: O que eu vejo hoje (me corrija se estiver errado) é que ao invés de ter uma comunidade unida do openerp cada um luta de forma meio individual para ter o seu diferencial (claro que ha exceções) mas com isso, o que me faz é ter mais medo que implantar (ou chamar alguém para implantar) que qualquer outra coisa… tenho medo de daqui a uns 5 anos não ter suporte ou a empresa/profissional que eu chamar desistir e eu terminar saindo correndo procurando de novo um novo erp… como você pode ver hoje, nem um manual decente em português, com a localização em português temos… mas como preciso organizar minha empresa e não tenho outra opção mais completa queria saber o que você acha sobre tudo isso….

  3. A minha recomendação é sempre utilizar a versão mais nova 8.0, no caso não tem muita saída, ou você aprende a efetuar modificações e corrigir problemas, ou contrata uma empresa que faz esse serviço por você.
    Com as mudanças no brasil dificilmente você passa 1 ano sem que não precise de algo novo pra desenvolver, é realmente complicado.
    Quanto a profissionais para efetuar mudanças sempre vai ter acredito eu, porém não vai ser tão barato assim, talvez a solução mesmo seja pagar uma mensalidade e receber atualizações periódicas.

    Quanto a empresas que usam eu não sei, hoje estou com duas empresas dando manutenção na versão 8, e estou planejando lançar uma versão online: http://www.t-pelican.com.br/ se tiver interesse.

  4. Obrigado pelas respostas Danimar. Nessas duas empresas que estão utilizando a versão 8, elas estão utilizando o odoo completo, quero dizer, utilizando, vendas, compras, orçamento, estoque, pdv, nf-e?

    Estão tendo muitos problemas ou já é possivel ter tudo acima funcionando de forma descente em uma microempresa?

    Tentei acessar a sua web mas não consegui. Por favor nos mantenha atualizado quando comece a funcionar.

  5. Boa tarde, sou estudante do curso de Sistemas de Informação e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a fazer um implementação desse software, é um trabalho da faculdade onde a turma inteira tem que fazer a implementação, mas como foi que mostrei isso ao professor (pior coisa que poderia ter feito) agora tenho que saber mais detalhes, se alguém puder me ajudar ficaria agradecido. vlw.

  6. Boa tarde,
    Sou instalador/implantador de erp comercial. Gostaria de poder oferecer um produto melhor, open source, mais barato para meus clientes. No entanto, a maioria precisa de NF-e NFC-e (PDV?)
    NFS-e. Essas opções já estão disponíveis?

    Também sou programador de scripts Bash. Posso contribuir com o projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *